O evento Café & Arquitetura & Urbanismo, será realizado no dia 03/12/2024 às 18 horas, com a palestra do arquiteto e Urbanista Roberson Motte com mediação do Arquiteto Felipe Buller Bertuzzi com o tema "Mobilidade Urbna e o direito de ir e vir". A palestra contou com a presença do presidente do CAU MS João Augusto, a presidente do IAB MS Beatriz Meneghini, a tesoureira do IAB MS Adriana Tannus, a presidente de ABAP Giselle Yalouz, o engenheiro Dary Werneck o coordenador do curso de AU UFMS José Alberto Couto, o ex secretário da SEMADUR Luiz Eduardo Costa,professores, coordenadores e alunos da UFMS, UCDB e UNIDERP, além de profissionais da arquitetura e Engenharia. Total de 33 pessoas presentes com duração de 2 horas e 30 minutos.
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
CAFÉ & ARQUITETURA & URBANISMO - Mobilidade urbana: o direito de ir e vir.
O evento Café & Arquitetura & Urbanismo, será realizado no dia 03/12/2024 às 18 horas, com a palestra do arquiteto e Urbanista Roberson Motte com mediação do Arquiteto Felipe Buller Bertuzzi com o tema "Mobilidade Urbna e o direito de ir e vir". A palestra contou com a presença do presidente do CAU MS João Augusto, a presidente do IAB MS Beatriz Meneghini, a tesoureira do IAB MS Adriana Tannus, a presidente de ABAP Giselle Yalouz, o engenheiro Dary Werneck o coordenador do curso de AU UFMS José Alberto Couto, o ex secretário da SEMADUR Luiz Eduardo Costa,professores, coordenadores e alunos da UFMS, UCDB e UNIDERP, além de profissionais da arquitetura e Engenharia. Total de 33 pessoas presentes com duração de 2 horas e 30 minutos.
terça-feira, 26 de novembro de 2024
Resultado premiação Bienal de Quito 2024
https://drive.google.com/file/d/1oIjbML6nuTyehxFcX3IfNJPAdZ-VX6nk/view?usp=drive_link
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
CAFÉ & ARQUITETURA & URBANISMO
O evento Café & Arquitetura & Urbanismo, foi realizado no dia 19/11/2024 às 18 horas, com a palestra da arquiteta Regina Maura com mediação da Arquiteta Gisele Yallouz com o tem "Cidade Arquitetura e meio Ambiente". com a participação de 30 pessoas entre autoridades destacamos. a presidente da ABAP Gisele Yalouz, a presidente do IAB MS Beatriz Meneghini, a conselheira estadual do CAU MS Kelly Hokama, a conselheira Federal em Exercício do CAU MS Adriana Tannus, a primeira secretária do IAB MS, Thais Almeida, o secretario geral da ABAP Gutemberg Weingartner, o Ex Presidente do CAU MS Luiz Eduardo Costa, o Coordenador do curso de AU da UFMS Jose Alberto Couto, o associado do IAB MS Victor de Camilo entre outros profissionais, professores e estudantes. A palestra teve duração de 2 horas e 30 minutos.
Regina Maura Lopes Couto Cortez
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
CAFÉ & ARQUITETURA & URBANISMO
https://www.instagram.com/reel/DBd7-HfJw26/?igsh=ZWhhaHh5cHh3ZHA=
O evento Café & Arquitetura & Urbanismo, foi realizado no dia 22/10/2024, com a palestra da arquiteta Angela Gil com mediação da Arquiteta Regina Maura com o tem "O direito à cidade, por uma cidade mais inclusiva". Realizado no Café do Teatro teve a participação de 53 pessoas entre autoridades destacamos. O presidente do CAU MS João Albuquerque, a presidente do SINDARQ MS Iva Carpes, Denize Jorge, Igor Munareto, Kelly Hokama, Mayara Cunha conselheiros estaduais do CAU MS, a Presidente do IAB MS Beatriz Meneghini a primeira secretária do IAB MS, Thais Almeida e a Conselheira do IABMS Camila Amaro e secretario geral da ABAP Gutemberg Weingartner. A presença do vereador eleito Jean Ferreira, alunos de arquitetura e profissionais da área. Com duração de 2 horas e 30 minutos.
Angela Gil http://lattes.cnpq.br/3329510134742507
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Bienal de Arquitetura de Quito 2024
A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (BAQ)

Texto: Naíza Ximenes
25/09/2024 | 10h15 — A Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (BAQ) está com inscrições abertas para profissionais de arquitetura brasileiros enviarem seus projetos. Fruto da parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a competição acontecerá em novembro deste ano, com o tema “Convergências: Arquiteturas Paisagem”.
A coordenação é do Colégio de Arquitetos de Pichincha – Equador, que estipulou convocatória acadêmica, premiação nacional e um concurso aberto à participação internacional.
As inscrições estão abertas até o dia 1º de outubro de 2024, e os arquitetos interessados devem submeter seus projetos por meio de delegados indicados pelo IAB. Eles poderão concorrer aos Prêmios Panamericano, Habitat e de Publicações.
O Prêmio Panamericano conta com oito categorias para projetos de arquitetura construídos no continente americano. Já o Prêmio Habitat inclui três categorias para projetos internacionais, e o Prêmio de Publicações contempla publicações realizadas nas Américas.
Como parte da parceria com o IAB, os projetos que foram premiados pelo instituto em 2023 terão desconto na inscrição. Para participar, as propostas devem ter sido construídas ou publicadas entre 2020 e 2024, não terem recebido prêmios na edição anterior e estarem em conformidade com a legislação profissional e edilícia. As obras qualificadas também farão parte da exposição da BAQ 2024 e serão incluídas no Arquivo Digital BAQ.
Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito
Essa é a 24ª edição da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, que soma mais de 7.700 projetos inscritos. A instituição é reconhecida pela sua promoção do intercâmbio de ideias e soluções inovadoras no campo da arquitetura e urbanismo, além de fomentar a integração, a transferência de conhecimentos e a divulgação de projetos e tendências arquitetônicas e urbanas atuais.
Os interessados podem encontrar mais informações no site: https://baq-cae.ec/concursobasesbaq2024/ ou acompanhar as páginas do evento no Facebook (Bienal Arquitectura de Quito) e Instagram (@bienalquito).
quinta-feira, 3 de outubro de 2024
Grupo Valota sob a direção do arquiteto Jordano Valota, concorre ao prêmio Pan-americano na Bienal de Quito com projeto ViFa Residencial unifamiliar.
O projeto ViFa, desenvolvido pelo Grupo Valota sob a direção do arquiteto Jordano Valota, é uma conquista significativa no campo da arquitetura.
Localizado em Dourados, Mato Grosso do Sul, e criado em 2021, o projeto foi reconhecido por sua excelência e inovação. Agora, ele se destaca ainda mais ao ser selecionado para competir pelo Prêmio Pan-americano na Bienal de Quito, na categoria Residência Unifamiliar.
Sob a coordenação da arquiteta Bia Meneghini, que está à frente da delegação, a expectativa é grande para que o Mato Grosso do Sul consiga trazer esse prêmio para casa
Esta é uma oportunidade importante para mostrar o talento e a criatividade da arquitetura sul-mato-grossense em um cenário internacional!
Vamos torcer para que o projeto ViFa e toda a equipe sejam reconhecidos pelo seu trabalho excepcional!
Comemoração do 51 anos de criação do IAB MS.
51 anos do Instituto dos Arquitetos do Brasil! Foi um evento cheio de energia, criatividade e, claro, muita inspiração. Arquitetos do noss...
-
I O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) está com edital da Premiação Nacional do IAB 2025, que visa reunir e reconhecer trabalhos em di...
-
Nesta terça-feira (27), às 19h, será realizada a abertura da exposição “Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil”, na Casa de Cult...
-
Luis Pedro Scalise Luis Pedro Scalise é conhecido por criar um universo colorido com técnicas bem particulares estando sempre em evidência...























