sábado, 21 de dezembro de 2024

Confraternização IAB MS 2024



         https://www.instagram.com/reel/DD1w6QyRJkx/?igsh=djBvZW80NjVmMHB1
 

Livro URBAN SKETCHERS Campo Grande MS Volume II

  
     



É com muito orgulho e responsabilidade que faço o prefácio da excelente obra -  Urban Sketchers – Campo Grande – MS – volume II – 2024, do grupo criado a partir de 2019, por arquitetos, aquarelistas, estudantes, profissionais de diversas áreas e cidadãos, cuja missão é incentivar os valores documentais, educacionais e artísticos, do desenho de locação, divulgando o mundo que desenham em viagens e em cidades, como no presente caso é a capital sul-mato-grossense – Campo Grande - MS.

O mérito da publicação é estar ancorada na vivência da Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – MS – Olinda Beatriz Meneghini, marcando fortemente a dedicação e trabalho em prol da presente obra.

O livro apresenta espaços identitários, possibilitando ao leitor reflexões sobre as múltiplas visões e possibilidades de conhecer e compreender a cultura democrática que perpassa os bens patrimoniais, destacando: museus, monumentos simbólicos, paisagens, ruas, árvores, ipês, praças, esplanadas, parques, igrejas, colégios, galerias, dentre outros lugares especiais espalhados por Campo Grande – MS.

Neste trabalho artístico, o desenho de locação se faz presente em suas diversas formas, explicitando a conexão entre o passado e o presente, com vistas para o futuro e também de salvaguarda da memória e da história da humanidade, que são os lugares,  que com os desenhos, disseminam informações culturais, podendo interagir em contínuo diálogo das produções contidas na obra, com o cidadão portador de conhecimento e visão crítica da sociedade em que vivem. 

Ressalta-se que os aspectos culturais identificados na presente publicação visam sempre assinalar o tangível da população local, para a preservação do patrimônio artístico/cultural da própria comunidade, cuja harmonia e solidariedade devem oferecer uma convivência sadia e feliz.

            Em outro aporte pode-se evidenciar que a cultura de um povo lhe confere identidade e orientação, que são pressupostos importantes para que se reconheça como pertencente aquele povo, inspirando valores, que estimulam o exercício da cidadania, por meio de um profundo senso de responsabilidade em preservar os bens pertencentes aquele lugar.

Os desenhos contidos na obra: Urban Sketchers – Campo Grande – MS, faz com que esta cidade priorize sua história, suas raízes e sua cultura por meio da criação de tão lindas ilustrações coloridas e em preto e branco, cuja preservação de suas obras são feitas por meio de desenhos de locação, trazendo uma série de benefícios à população, regatando o exercício da cidadania.

Parabéns aos autores que com mais de 40 desenhos apresentados, mostram a arte, a estética, a sensibilidade, a criação autônoma, uma vez que  todos aprendem, ensinam e se modificam.

 

 

Maria Augusta de Castilho

Profª Drª do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local

Universidade Católica Dom Bosco – UCDB

 

 


 




sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Trabalho e Exercício Profissional do Arquiteto e Urbanista Brasileiro.



 Eduardo Lino Duarte - Arquiteto e Urbanista (2005),com especialização em Gerenciamento e Produção de Obras UNIDERP (2008) e Engenharia de Avaliação CASTELA -MG (2015) e Mestrando em Eficiência Energética e Sustentabilidade -UFMS 2022-2023 . Oficial da Reserva do Exercito Brasileiro -Formado no Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva do 20 Regimento de Cavalaria Blindado de Campo Grande -MS. Atualmente é docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo nas matérias de Projeto Arquitetônico, Tecnologia da Arquitetura , Topografia, Orientador de TCC I e II e Supervisor Estágio no Centro Universitário UNIGRAN CAPITAL em MS. Tem experiência profissional na área de Projetos e execução de obras de grandes complexidades e também elaborando Laudos Técnicos / Periciais, judiciais e extrajudiciais. Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul 2019-2021 e 2021-2023), Coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MS. Conselheiro no CMDU (Conselho da Cidades -Campo Grande -MS membro indicado pelo CAU-MS), Conselheiro na Agência de Regulação da AGEREG/PMCG. Membro do NDE - Núcleo Docentes Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIGRAN CAPITAL. Membro Julgador da Junta de Recursos Fiscais da prefeitura Municipal de Campo Grande -MS na cadeira do CAU_MS -2019/2021 e 2021/2023

 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

IAB lança edital nacional para credenciamento de administradoras de planos de saúde e outros benefícios destinados a um público-alvo de cerca de 305mil arquitetos e estudantes

 *


IAB lança edital nacional para credenciamento de administradoras de planos de saúde e outros benefícios destinados a um público-alvo de cerca de 305mil arquitetos e estudantes*

O Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB divulga, nesta quarta-feira, 04/12/2024, edital para credenciamento
de empresas ou entidades de classe para administração de benefícios incluindo planos de saúde, planos odontológicos, seguros, previdência privada, clube de vantagens, linhas de crédito, financeiras e outros benefícios de ordem social e econômica para os seus associados em todo o País.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

“Questão de gênero e o empoderamento da mulher negra”




 Vania Lucia Baptista Duarte



Mulher negra, quilombola, esposa, mãe, professora, historiadora, pedagoga, militante do movimento negro e da comunidade Tia Eva são algumas características que tentam descrever quem é Vânia Lucia Baptista Duarte. Ela assumiu a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial. Enfrentou muitos obstáculos por ser mulher negra, e sempre acreditou que a forma de vencê-los é por meio da educação. 
Graduada em história e pedagogia, a professora gosta muito de conversar com adolescentes, e ajudá-los na formação do antirracismo. “Reconstruir e reeducar os indivíduos é o único meio”. Mesmo ascendendo profissionalmente, Vânia continua sofrendo racismo. “Sobre a discriminação racial eu passei e passo até hoje porque eu sou negra não importa se eu tenho dinheiro, estou bem vestida, estou limpinha, eu continuo sendo negra, então eu continuo sendo discriminada”, lamenta.


ELEIÇÃO DA DIRETORIA IAB MS 2026/2028