sábado, 21 de dezembro de 2024

Confraternização IAB MS 2024



         https://www.instagram.com/reel/DD1w6QyRJkx/?igsh=djBvZW80NjVmMHB1
 

Livro URBAN SKETCHERS Campo Grande MS Volume II

  
     



É com muito orgulho e responsabilidade que faço o prefácio da excelente obra -  Urban Sketchers – Campo Grande – MS – volume II – 2024, do grupo criado a partir de 2019, por arquitetos, aquarelistas, estudantes, profissionais de diversas áreas e cidadãos, cuja missão é incentivar os valores documentais, educacionais e artísticos, do desenho de locação, divulgando o mundo que desenham em viagens e em cidades, como no presente caso é a capital sul-mato-grossense – Campo Grande - MS.

O mérito da publicação é estar ancorada na vivência da Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – MS – Olinda Beatriz Meneghini, marcando fortemente a dedicação e trabalho em prol da presente obra.

O livro apresenta espaços identitários, possibilitando ao leitor reflexões sobre as múltiplas visões e possibilidades de conhecer e compreender a cultura democrática que perpassa os bens patrimoniais, destacando: museus, monumentos simbólicos, paisagens, ruas, árvores, ipês, praças, esplanadas, parques, igrejas, colégios, galerias, dentre outros lugares especiais espalhados por Campo Grande – MS.

Neste trabalho artístico, o desenho de locação se faz presente em suas diversas formas, explicitando a conexão entre o passado e o presente, com vistas para o futuro e também de salvaguarda da memória e da história da humanidade, que são os lugares,  que com os desenhos, disseminam informações culturais, podendo interagir em contínuo diálogo das produções contidas na obra, com o cidadão portador de conhecimento e visão crítica da sociedade em que vivem. 

Ressalta-se que os aspectos culturais identificados na presente publicação visam sempre assinalar o tangível da população local, para a preservação do patrimônio artístico/cultural da própria comunidade, cuja harmonia e solidariedade devem oferecer uma convivência sadia e feliz.

            Em outro aporte pode-se evidenciar que a cultura de um povo lhe confere identidade e orientação, que são pressupostos importantes para que se reconheça como pertencente aquele povo, inspirando valores, que estimulam o exercício da cidadania, por meio de um profundo senso de responsabilidade em preservar os bens pertencentes aquele lugar.

Os desenhos contidos na obra: Urban Sketchers – Campo Grande – MS, faz com que esta cidade priorize sua história, suas raízes e sua cultura por meio da criação de tão lindas ilustrações coloridas e em preto e branco, cuja preservação de suas obras são feitas por meio de desenhos de locação, trazendo uma série de benefícios à população, regatando o exercício da cidadania.

Parabéns aos autores que com mais de 40 desenhos apresentados, mostram a arte, a estética, a sensibilidade, a criação autônoma, uma vez que  todos aprendem, ensinam e se modificam.

 

 

Maria Augusta de Castilho

Profª Drª do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local

Universidade Católica Dom Bosco – UCDB

 

 


 




sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Trabalho e Exercício Profissional do Arquiteto e Urbanista Brasileiro.



 Eduardo Lino Duarte - Arquiteto e Urbanista (2005),com especialização em Gerenciamento e Produção de Obras UNIDERP (2008) e Engenharia de Avaliação CASTELA -MG (2015) e Mestrando em Eficiência Energética e Sustentabilidade -UFMS 2022-2023 . Oficial da Reserva do Exercito Brasileiro -Formado no Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva do 20 Regimento de Cavalaria Blindado de Campo Grande -MS. Atualmente é docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo nas matérias de Projeto Arquitetônico, Tecnologia da Arquitetura , Topografia, Orientador de TCC I e II e Supervisor Estágio no Centro Universitário UNIGRAN CAPITAL em MS. Tem experiência profissional na área de Projetos e execução de obras de grandes complexidades e também elaborando Laudos Técnicos / Periciais, judiciais e extrajudiciais. Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul 2019-2021 e 2021-2023), Coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MS. Conselheiro no CMDU (Conselho da Cidades -Campo Grande -MS membro indicado pelo CAU-MS), Conselheiro na Agência de Regulação da AGEREG/PMCG. Membro do NDE - Núcleo Docentes Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIGRAN CAPITAL. Membro Julgador da Junta de Recursos Fiscais da prefeitura Municipal de Campo Grande -MS na cadeira do CAU_MS -2019/2021 e 2021/2023

 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

IAB lança edital nacional para credenciamento de administradoras de planos de saúde e outros benefícios destinados a um público-alvo de cerca de 305mil arquitetos e estudantes

 *


IAB lança edital nacional para credenciamento de administradoras de planos de saúde e outros benefícios destinados a um público-alvo de cerca de 305mil arquitetos e estudantes*

O Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB divulga, nesta quarta-feira, 04/12/2024, edital para credenciamento
de empresas ou entidades de classe para administração de benefícios incluindo planos de saúde, planos odontológicos, seguros, previdência privada, clube de vantagens, linhas de crédito, financeiras e outros benefícios de ordem social e econômica para os seus associados em todo o País.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

“Questão de gênero e o empoderamento da mulher negra”




 Vania Lucia Baptista Duarte



Mulher negra, quilombola, esposa, mãe, professora, historiadora, pedagoga, militante do movimento negro e da comunidade Tia Eva são algumas características que tentam descrever quem é Vânia Lucia Baptista Duarte. Ela assumiu a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial. Enfrentou muitos obstáculos por ser mulher negra, e sempre acreditou que a forma de vencê-los é por meio da educação. 
Graduada em história e pedagogia, a professora gosta muito de conversar com adolescentes, e ajudá-los na formação do antirracismo. “Reconstruir e reeducar os indivíduos é o único meio”. Mesmo ascendendo profissionalmente, Vânia continua sofrendo racismo. “Sobre a discriminação racial eu passei e passo até hoje porque eu sou negra não importa se eu tenho dinheiro, estou bem vestida, estou limpinha, eu continuo sendo negra, então eu continuo sendo discriminada”, lamenta.


"Patrimônio arquitetônico: conhecer para preservar"

                                                   CAFÉ & ARQUITETURA&URBANISMO Arquiteta e urbanista Juliana Junqueira  Doutora em ...